sábado, 26 de junho de 2010

Série DISCIPULARTE – 1ª Lição: O caráter do artista

Introdução

Certa vez um pastor me procurou e disse: Minha irmã, tenho recebido muitos artistas em minha igreja, alguns até reconhecidos nacionalmente e confesso que as vezes tenho dificuldade em discipulá-los; Existe alguma estratégia especifica para lidar com artistas na igreja?
Eu respondi: Todo artista é um sacerdote, portanto precisa conhecer a Deus em sua intimidade. Mesmo que ele não exerça um cargo de liderança na igreja, sua vida influencia as pessoas ao seu redor trazendo novos conceitos e estilo de vida, então, ele precisa de um acompanhamento como qualquer outro membro que almeja liderança.
É um erro colocar o artista em evidencia na igreja e lhe dar responsabilidades sem antes ensiná-lo o caminho da cruz e da intimidade com o Senhor. Precisamos nos preparar para recebê-los e para ensiná-los a servir e a compartilhar dos ensinamentos de nosso Senhor Jesus, pois isto é saúde e benção para eles e para a igreja local.
O Caráter do Artista

O caminho para o caráter de Cristo é o caminho da operação da cruz em nós. Não há outra maneira das marcas do caráter de Cristo serem formadas em nós, a não ser pela cruz. E a cruz é o quebrantamento da vontade e força humana pela ação do Senhor. Deus prepara circunstâncias e situações que tratam com nossas vontades para que possamos ser quebrantados. É através da lei da cruz que somos formados em nosso caráter.
Mt. 16:24 -Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
Esta lei opera em nós, moldando-nos e ensinando-nos a vida do Espírito. Não há como conter o processo dos tratamentos do Senhor para formar o caráter cristão.
Como é bom viver e relacionar com pessoas quebrantadas e doces, que foram tratadas por Deus. A cruz é que opera em nós a beleza do Senhor. A cruz é o instrumento de Deus para nos moldar à semelhança de Cristo. A cruz é que nos capacita para termos o caráter que suporta o poder de Deus. Antes de Jesus subir, Ele desceu (Ef. 4:8-9). Este é o princípio de Deus. Antes de conhecermos o poder e a glória temos que ser tratados pela cruz de Cristo. Quanto mais alto Deus for nos levar, significa que mais tratamentos precisamos ter em nosso caráter.
Preste bem atenção: As pressões e tentações aumentam à medida que crescemos em Deus. Por isto, mais base de caráter uma pessoa precisa ter na guerra contra o mundo espiritual e o pecado. Jesus passou tal pressão que seu suor foi semelhante a gotas de sangue (Heb. 12:4). O caráter do obreiro precisa ser formado pela cruz. A maturidade emocional e espiritual vem pelos tratamentos da cruz de Cristo. Os homens de Deus precisam ser homens que vencem os ataques do inimigo em sua mente e emoções, e isto vem pelo quebrantamento. Não podem ser pessoas frágeis que cedem às pressões malignas sobre a carne. O alicerce de uma casa é a parte mais delicada da construção. Da mesma forma, na Igreja. Ter líderes fortes, tratados e preparados é a parte mais delicada e mais importante da construção. As pressões não vêm somente pelos ataques do inimigo, mas também pelos princípios que envolvem a busca de Deus. É algo que precisamos saber: Ás vezes buscamos ao Senhor, orando e jejuando e ainda assim encontramos muita resistência e aparentemente nada acontece. Ou às vezes, neste período, as pressões e os problemas aumentam. Esta experiência está ligada ao fato de que nos céus algo está sendo gerado e por isto temos que ser perseverantes e o principal; sermos guiados pela palavra de Deus e não por nossas emoções. Sempre, antes da visitação de Deus e dos avivamentos, os homens usados sofrem, choram e gemem, até que a mão do Senhor seja livre para operar. Portanto, como obreiros de Deus necessitamos conhecer estes caminhos, e estarmos preparados para enfrentá-los.
Quanto maior for o projeto de Deus para nós, mais tratamentos precisamos ter em nosso caráter.
“Às vezes, mesmo quando buscamos ao Senhor, parece que os céus se fecham e se tornam de bronze”. Acontece que muitas vezes, quando estamos passando por tribulações, lutas, provações, oramos, buscamos de Deus, pedimos, mas pensamos até que Ele não nos ouve; no entanto a Bíblia nos diz que antes da palavra chegar a nossa boca o Senhor já a conhece.
Lembre-se: Deus em alguns momentos se cala para firmar e testar as nossas convicções e decisões. Pessoas inconstantes mudam de opinião como mudam de roupa. Deus não muda de opinião. Quando Ele nos dá uma palavra permanece fiel mesmo quando somos infiéis porque Ele não pode negar a si mesmo.
O que é CARÁTER?
Caráter é a soma total de todas as influências positivas ou negativas, aprendidas na vida de uma pessoa. Manifestará através dos seus valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações.
O caráter refletirá os traços da natureza pecaminosa (sendo influenciado pelo mundo), ou os traços da natureza divina (sendo influenciado pela Palavra de Deus).
Em Hb. 1:3, o escritor afirma que Cristo é o próprio caráter de Deus manifesto. Caráter é como uma marca impressa que distingue a pessoa. O caráter de Deus que foi impresso em Jesus Cristo precisa ser impresso na Igreja para que, desta forma, o mundo creia em Deus. Nossa primeira decisão é crer. Devemos ter uma decisão de seguir a Jesus tornando-nos seus discípulos e, por fim, sermos feitos conforme Sua própria imagem (Rom. 8:29 e I Cor. 15:49); identificados, desta forma como cristãos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galera com Atitude

Reflita

“Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para este lugar".

C.S.Lewis

Postagens populares