domingo, 11 de julho de 2010

DIA 3 - OLHAR NO ESPELHO E NÃO FECHAR OS OLHOS


Esse é único pré-requisito para o dia de hoje.

Há um imenso número de jovens que sonham em obedecer completamente a Jesus, mas acabam se perdendo em algum ponto do caminho. Na busca desenfreada pela prosperidade do mundo, a sensação constante de culpa e indignidade por causa de, no caso, erros sexuais, dá lugar pouco a pouco à falta de vida espiritual e física.
Inúmeras são as consequências.

Somos levados a um beco onde toda a insegurança, medo e remorso são aflorados.

LIDANDO COM A VONTADE PRÓPRIA
(Use os comentários para responder ou escreva numa folha)

Hoje você está com vontade de praticar algum dos seus vícios? Quais?
_________________________________________________________

Hoje você se entregou a algum de seus vícios? Você se sente culpado?
_________________________________________________________

Se você se entregou houve arrependimento genuíno? Se sim, você já buscou o perdão?
_________________________________________________________

A grande sacada em se permitir sentir o Amor de Deus está em uma afirmação que muitas vezes queremos esconder a sete chaves. Ela é desconfortante pois exige que nos humilhemos.

"EU ESTOU ANDANDO PELO CAMINHO ERRADO E ISSO PRECISA SER MUDADO".

Esse é o arrependimento genuíno que Jesus espera de nós.

Muitos supõem que, quando aceitam Jesus, experimentam o arrependimento e, apartir de então, podem prosseguir para os aspectos mais importantes da vida cristã. Afinal de contas, "tudo se fez novo". Mas épreciso sabedoria para compreender que a experiência inicial de conversão significa apenas a primeira de uma série de encontros com Deus. Na caminhada com Jesus diariamente nossa vontade entra em choque com a vontade dEle, por isso, precisamos desse encontro para que haja transformação em nós.
É preciso entender que experimentar o arrependimento e consequentemente o perdão, não significa que a batalha está totalmente ganha. Muito pelo contrário. Significa que ela está no seu auge e por isso devemos estar preparados. Há muitos aspectos que precisam ser transformados na natureza humana caída.

Jesus busca transformar-nos de dentro para fora para que possamos carregar a imagem Dele para onde quer que estejamos.
O arrependimento verdadeiro, então, é muito mais do que se alinhar com a religião cristã. A palavra grega que traduzimos como arrependimento é metanóia. É a junção das palavras meta (depois de; seguindo) e noieo (pensar). Metanoia significa reconsiderar ou experimentar uma mudança na linha de pensamento.

Antes de discutirmos o arrependimento do pecado sexual, vamos voltar à questão da vontade humana.

Não tem lógica uma pessoa pensar que pode se arrepender de qualquer pecado sem mudar sua forma de pensamento. Arrependimento espiritual é uma experiência que muda nossa vontade pessoal. No lugar dela é colocado o propósito expresso em linha com a vontade de Deus.

Alguém que deseja viver em obediência, mas fracassa continuamente, deve lidar com sua vontade. Muitos acreditam estar debaixo do poder de alguma entidade estranha (quer a considere demoníaca ou simplesmente pecado), mas, na realidade, está sob o poder da sua própria vontade. Sempre o "EU". É muito parecido com uma criança mimada que éncontinuamente malcriada. Há momentos em que quer ser um bom menino, mas quando aparece algo que deseja fazer, ele o faz, não importando as conseqüências. É um garoto que não aprendeu a ter limites e respeitá-los. Está acostumado a fazer o que quer.
O homem em pecado sexual compulsivo se conduz da mesma maneira. Faz o que quer, a hora que quer e como quiser. Ele comete atos de pecado sexual porque gosta disso. Isso está impregnado na sua pele.

Ainda vou falar sobre os vários aspectos envolvidos para uma pessoa entrar em uma vida liberta. O primeiro dos elementos principais do processo é o arrependimento: ter a própria vontade alterada para alinhar-se com a vontade de Deus. Como Paulo disse: "O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos que não conhecem a Deus.”(1 Ts 4.3-5).

O arrependimento descreve a transformação de uma pessoa que faz a própria vontade sem se preocupar com mais nada além do seu prazer, para a que faz a vontade de seu Pai. No início de Seu ministério, as primeiras palavras que saíram da boca de Jesus foram: "Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto.”(Mt 4.17b). Ele então prosseguiu dando o fabuloso Sermão da Montanha, que é uma descrição da experiência inicial de arrependimento e o estilo de vida que surge como resultado. A “verdadeira felicidade”contêm tudo o que está envolvido no processo de transformação.

Os sete versículos de Mateus (5.3-9) descrevem como uma pessoa está preparada para o arrependimento, como ela se desenvolve e a vida que o acompanha.

Entenda. Arrependimento é um processo. Não pode ser tratado como momento único, mas sim como um conjunto de fatores que devem ser aprendidos e buscados dia a dia. E esse processo pode começar agora. Basta olhar no espelho e ver.

"EU ESTOU ANDANDO PELO CAMINHO ERRADO E ISSO PRECISA SER MUDADO".

Medite em Mateus 21:28-31

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galera com Atitude

Reflita

“Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para este lugar".

C.S.Lewis

Postagens populares