quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Final Vale a Pena!

Há alguns dias estive andando no parque nacional com uma equipe do meu trabalho aqui em Brasilia. Entre subidas e decidas, asfalto e estrada de chão, percorri cerca de 4 quilômetros, tudo isso debaixo de um sol escaldante.


Lastimavelmente eram mais subidas que decidas. O engraçado é que as subidas eram tão grandes, mas tão grandes, que chegava um ponto, que mesmo longe de qualquer sombra, no meio da subida eu parava pra descansar no sol quente mesmo. E parava feliz. Estava literalmente esgotado com as pernas bamba, o suor escorrendo pelo rosto, e a garganta seca tentando me saciar com um pouco de saliva.

Sabe o que é pior? É quando isso acontece com o nosso espírito. Já aconteceu comigo, e várias vezes. Você sai de casa com todo ímpeto, andando a toda velocidade, mas ora ou outra aparecerão as subidas, tudo irá parecer mais pesado, então, depois de muito esforço, você olha para frente inclinando-se para cima, e tudo o que vê é mais subida. Não sei se é psicológico, mas neste mesmo instante, suas pernas já não respondem mais. Às vezes você sente que seu coração não é mais o mesmo. Aquele ânimo descontrolado que outrora enchia o seu peito, está esmorecido. Calma, você não está desviando. Você até tem um devocional regular. Você ora, lê a Bíblia, e até Jejua. Mas no fundo você sabe que você está cansado. E então percebe que orar, ler a Bíblia e jejuar, em si não tem tanto efeito se não houver um coração desejoso, tudo isso acaba se tornando mais peso. Você vai à igreja, afinal, você é crente. Você aconselha mesmo não tendo palavras nem pra si. Você faz a obra, afinal esse é o seu dever. Mas enfim, ao olhar pra subida novamente e ver que ainda falta muito, você percebe que está esgotado, que não dá conta mais. É melhor parar, você pensa. Eu não dou conta mais! Quantas e quantas vezes eu já não disse essa frase pra Deus?

É difícil falar isso, mas tem hora que agente cansa de tudo isso que chamamos de vida Cristã. Isso pode até parecer herético, mas só mostra o quão frágil é nossa humanidade. Nós temos a tendência de nos acostumar com as coisas e passar fazer tudo no automático assim como aprendemos. Orar, ok! Bíblia, Ok! Culto, ok? Jesus te ama, Ok! Nós aprendemos a ser cristãos rapidamente, e isso se torna tão mecânico quanto os pedais de uma bicicleta. E certamente você pode até gostar de ser cristão mecanicamente, ou de andar, mas uma hora você irá se cansar. Mas não pare ainda. Jesus falou um negócio legal que cabe bem aqui: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Venham! E ele continua: “e achareis descanso para a vossa alma”

Você pode estar cansado da obra, da vida, do trabalho, de andar ou seja lá do que for, mas o descanso para o seu coração, o alívio tão esperado, você só encontra Nele. Quando você for orar, se conecte com Jesus genuinamente, não pare até que o encontre o descanso. A subida é cansativa, se for preciso, vá empurrando, mas só pare quando chegar lá em cima. Você irá contemplar o horizonte, e verá que cada passada valeu a pena, vai perceber que aquela leve e momentânea tribulação das subidas não há de se comparar ao peso de Glória do topo da serra. E como qualquer um que gosta de andar enfim você chegará em casa, cansado e com o rosto sujo, mas revigorado, sabendo que é um cansaço que valeu a pena.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galera com Atitude

Reflita

“Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para este lugar".

C.S.Lewis

Postagens populares