quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigos

Só Deus sabe quanto este dia esta sendo difícil, como muitos que seguem o blog sabem que recentemente perdi uma amiga mais chegada que uma irma, e hoje ao acorda me bateu uma tristeza, uma saudade, de uma verdadeira amiga que muito me ensinou. E algo que ela me ensinou foi nunca desistir da vida, apesar de todas as dificuldades ela estava com um lindo sorriso, e é essa a mais linda lembrança que ela me traz. E e a Ela minha amada, querida e preciosa irma que com a Graças de Deus voltaremos a nos ver é que eu dedico o post de Hoje.


O homem que tem muitos amigos, deve mostrar-se amigável, mas há um Amigo que é mais chegado do que um irmão.” (Pv 18:24)

É muito bom ter amigo! Há momentos em nossas vidas, em que tudo o que mais desejamos é ter um amigo com quem contar em nossos momentos de alegria, de tristeza, precisamos deles por perto em todos os momentos. É muito bom ter amigos.

Somos ligados afetivamente àqueles a quem temos por nossos amigos. em um coração humano, dividido entre tantas coisas como família, estudos, trabalho, igreja, ministério e etc, os amigos sempre têm o seu lugar reservado. Os amigos são parte de nós. Contudo, embora seja maravilhoso estar cercado de pessoas que amamos e que igualmente nos amam, não é nestas pessoas que devem estar os nossos olhos e a nossa confiança.

Mas os meus olhos te contemplam, ó DEUS o Senhor; em ti confio; não desnudes a minha alma.  (Sl 141:8).

Em Mateus 5;45  diz, que o sol e a chuva, vem sobre justos e injustos. Cristão como nós, estamos sujeitos a dores, tribulações, enfim, momentos difíceis. Eu tenho provado isso em minha própria vida, no ano em que mais tenho me dedicado ao Senhor, ao meu chamado e a conhecê-lo mais, tenho passado talvez por algumas das maiores lutas de toda a minha vida, tenho enfrentado coisa que só com a graça de Deus para suportar. Mas o que isso significa? Que Deus é injusto? Não, de maneira alguma! Deus é Perfeito! Muitos questionam o sofrimento por crerem que quanto mais “santos”, “perfeitos” e “íntimos” forem de Deus, menos estarão sujeitos a dor. “Oh, mas se Deus me ama, porque estou sofrendo?” é o que muitos falam sem perceber que não há lugar melhor para o crescimento espiritual, para conquistar intimidade com Deus e para viver os milagres de Deus, do que os desertos da vida. O melhor amigo que você pode ter, somente poderá conhecê-lo no deserto. Davi e Moisés conheceram bem esta verdade. Os livros de Êxodo, 1º e 2º Samuel contam a história desses homens e de como o deserto os aproximaram de Deus.

  “Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão” (Provérbios 17:17)

 “O homem que tem muitos amigos, deve mostrar-se amigável; mas há um Amigo que é mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24)

Olha que coisa maravilhosa, amados: Em todos os momentos, temos o amor do amigo, mas na hora da angústia um verdadeiro irmão se manifesta. Jesus, na cruz, se fez o primogênito entre muitos irmãos, ou seja, como filhos de Deus, temos Jesus como nosso irmão mais velho. Ele é o irmão que se manifesta nas horas mais difíceis.
Tem mais, ainda não para por aí. Sabemos que Jesus não é um amigo comum, Ele na verdade é como um irmão. E sabe de uma coisa? Ele não é um irmão qualquer. Como lemos, Ele é um amigo mais chegado do que um irmão. Pense em todos seus conceitos e referências de um irmão maravilhoso, um exemplo de irmão. Pensou? Pois é, Jesus vai além de todos eles em sua capacidade de amar! Jesus é um amigo mais chegado que um irmão. Mais chegado, mais íntimo, mais mais…enfim, Ele é mais!

Aprendi isso nos últimos meses, talvez mais do que em todos os meus singelos 23 anos. Parecia estar no meio de um grande furacão. Tudo, aparentemente estava de pernas para o ar. O que eu não percebi à primeira vista é que, na verdade, o meu melhor amigo estava colocando as coisas em seus devidos lugares. Ele estava cuidando de mim. Será que você pode compreender este mistério? Quando tudo parece estar desmoronando em sua vida, amado irmão, Jesus está na verdade colocando cada parte dela em seu devido lugar. É Nosso Melhor Amigo entrando em nossa casa e contemplando a sujeira que nos cerca. Ao invés de sentar-se na sala e fazer de conta que não a viu, Ele pega vassoura, sabão e resolve dar aquela faxina que há tanto tempo estávamos precisando. Ali, algumas coisas Ele sabe que não servirão mais para nós, e as joga fora… bem longe. Outras, preciosas, mas em pedaços, Ele restaura para que tenham de volta um lugar especial em nossas vidas. Um amigo verdadeiro é assim. Não um colega e sim um amigo. Um amigo íntimo. É isso que Jesus é para nós: um Amigo Íntimo. Ele é totalmente irrelevante ao nosso exterior 


Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.(I Sm 16:7). 

O superficial simplesmente não existe, não importa para Ele. Ele sonda e conhece o mais profundo do nosso ser, do nosso eu ( recomendo que leia o Sl 139). Ninguém sabe melhor quem somos verdadeiramente como Ele. Nossos defeitos, qualidades para Ele são apenas adereços. Ele conhece o nosso ser. Consegue entender a profundidade disso, amado? Jesus conhece o teu ser, Ele sabe quem você realmente é. Por isso, Ele não é um colega e nem mesmo um amigo comum. 


Um colega, ao nos encontrar na rua e ver uma expressão triste em nosso rosto, não faz muito caso dela. Apenas diz: “Oi, tudo bem?” e vai embora, segue sua vida. Um amigo pára e pergunta: “Você está bem, fulano? Fale comigo, sei que você esta triste e quero ajudar”, mas como temos a mania de dizer: “Não é nada não, ciclano”, muitas vezes ele desiste e também segue sua vida. Ah, mas a Amigo Jesus, não precisa dizer nada, perguntar nada ou ouvir nada. Basta nos olhar e Ele já sabe o quanto precisamos de um abraço forte, de um carinho e de colo. Um bom colo! E como e bom descansar no colo do Senhor.

Jesus é assim. Um amigo bem íntimo e está na hora de vivermos esta realidade, amados. Essa nova consciência de quem Ele é para nós deve arder em nossos corações todo santo dia e nos aproximar a cada dia mais dele. Temos um amigo mais chegado que um irmão com quem em todo tempo nós podemos contar.

Como disse, tive muitos momentos difíceis nos últimos meses. Problemas de saúde, conseqüentemente gastos com médicos e farmácia que geraram problemas financeiros, perdas, problemas na família… enfim, um deserto. Em muitos momentos, o inimigo me perseguiu com pensamentos de solidão, querendo me fazer acreditar que Jesus não estava me ouvindo, que Ele tinha me abandonado, que eu estava sozinho. Por isso, diversas vezes, me vi tentado a recorrer a amigos humanos e o fiz. Para minha tristeza, grandes foram as minhas decepções. Não com os amigos em si. Todos eles são maravilhosos, mas porque me deparei com duas grandes realidades: a primeira é que todos têm seus próprios problemas e a segunda é que mesmo que tivessem todo o tempo do mundo para mim, suas palavras não iriam satisfazer a verdadeira carência do meu coração.

Sabe amados podemos recorrer às pessoas. Não há nada de errado nisso. Contudo, eu estou aprendendo na prática que antes de qualquer pessoa, devo correr para Jesus. Ele é o melhor e mais fiel amigo que tenho! Ele sempre tem respostas e soluções para tudo. E mais do que isso: Ele tem prazer em ser meu amigo, em estar comigo. Os amigos humanos podem ser sim, instrumentos que o Melhor de todos os amigos usa para me abençoar, mas meus olhos, minha confiança e o meu coração precisam estar fixos no Senhor e assim, eu jamais irei me decepcionar. Ele me ama se importa comigo mais que um colega, me ajuda mais que um amigo comum, me conhece e me ama mais do que um irmão.


Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
          (3 João 1:2)


Com todo amor dedico este post para minha amada e querida irmã Zilene.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galera com Atitude

Reflita

“Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para este lugar".

C.S.Lewis

Postagens populares